Panorama da redação

Quem são eles
O Bristol Cable é uma cooperativa do ramo do jornalismo de propriedade de seu membros localizada em Bristol, Reino Unido
Location
Bristol, Reino Unido
Fundação
2014
Lançamento do programa de membros
2014
Visitas únicas mensais
50.000
Número de membros
2.700
Percentual de receita gerado pelo programa de membros
35%

O Bristol Cable é um meio de comunicação britânico que funciona como uma cooperativa de propriedade de seus membros. Por ser uma cooperativa, os proprietários do Cable são os membros da comunidade, e não os seus funcionários ou uma empresa – e como proprietários, os membros são acionistas legais e, portanto, devem ser consultados quando são tomadas certas decisões estratégicas que afetam a organização. 

Mas só porque os membros podem influenciar nas decisões não significa que eles vão fazer isso. A equipe do Cable dedica tempo e esforço significativos para tornar o processo de participação em decisões estratégicas fácil de entender, acessível e agradável.

No início, o Cable envolvia principalmente os sócios-proprietários em seu processo de tomada de decisões, por meio de sua Assembleia Geral Anual (AGM), que reúne funcionários e sócios para reportar as realizações e os desafios do ano anterior, revisar as finanças, discutir questões-chave, definir a estratégia para o ano à frente, e eleger membros voluntários não executivos do conselho. 

Com o tempo, com base em sugestões dos membros-proprietários, eles também adicionaram formas mais frequentes e de menor esforço para avaliar as decisões do Cable, o que possibilitou que um número maior de membros desempenhasse um papel em sua organização. Este estudo de caso mostrará como o Cable envolve os seus membros em diferentes estágios, baseando-se no nível de envolvimento que estes desejam ter.

Por que isso é importante

A Assembleia Geral Anual é a principal maneira pela qual os membros do Cable podem influenciar na estratégia e nas políticas da publicação. Apesar de o número de meios de comunicação que tornam os membros da sua comunidade também seus proprietários ser pequeno, uma quanntidade crescente de meios de comunicação vem explorando maneiras de envolver os membros da comunidade em seu processo de tomada de decisões da redação. A Assembleia Geral Anual do Cable oferece uma maneira de fazer isso. 

A reunião também permite que os membros da equipe compartilhem as suas ideias sobre o trabalho do veículo e respondam aos comentários dos membros de uma forma regular que seja gerenciável e que respeite o tempo dos membros. 

Mas se você oferecer somente uma maneira de participação na tomada de decisões, então deixará muitos de seus membros fora dela. Com o tempo, o Cable desenvolveu uma escada de participação que expandiu o número de formas por meio das quais os membros poderiam participar, oferecendo oportunidades de participação que correspondiam ao nível de envolvimento que cada membro desejava ter. 

O que eles fizeram

Como uma cooperativa de propriedade dos membros, qualquer pessoa que se torna um membro do Cable pode opinar sobre a condução da organização. Todos os anos, os membros elegem um conselho administrativo não executivo, que desempenha um papel consultivo, enquanto a equipe do Cable executa as suas operações cotidianas.

Além de servir no conselho de administração, participar da Assembleia Geral Anual é a principal maneira de os membros participarem da tomada de decisões estratégicas. Todos os anos, os membros votam no orçamento do Cable e elegem o conselho administrativo. Eles também fornecem sugestões sobre duas ou três decisões estratégicas a respeito das quais a equipe deseja feedback naquele ano. 

Por exemplo, em 2020, eles discutiram o plano estratégico de cinco anos do Cable, que se concentrou em temas como, por exemplo, se o Cable deveria expandir a presença geográfica da cobertura em Bristol, e também como o veículo poderia estabelecer parcerias adicionais com organizações locais. O objetivo é ter uma discussão ampla que ofereça ao Cable uma noção dos valores de seus membros, e também informe sobre como eles se sentem a respeito das decisões em questão.

“Na maioria das vezes, estamos tentando obter uma compreensão mais nuançada ou detalhada – isto é, queremos medir a temperatura ou obter uma orientação sobre coisas que a equipe possa levar adiante e transformar em projetos, em vez de adotar esse conceito bastante restrito onde se vota sim ou não”, disse Adam Cantwell-Corn, cofundador e coordenador do Cable. 

A Assembleia Geral Anual, que dura de duas horas a duas horas e meia, é fundamental para a missão do Cable, então eles passam meses se preparando para o evento. Historicamente, o Cable realizou as suas assembleias gerais em um centro comunitário ou em pavilhão esportivo local, apesar de em 2020 o evento ter sido realizado no Zoom devido à pandemia.

Alguns meses antes da Assembleia Geral Anual, a equipe do Cable reduz os tópicos sobre os quais deseja pedir avaliações aos seus membros. A equipe tenta se concentrar em tópicos estratégicos abrangentes, que produzirão insights que ajudarão a informar como a equipe lida com sua tomada de decisões no dia-a-dia, como a  Carta de Publicidade Ética, redigida na assembleia geral de 2016. Eles então compartilham os tópicos com os membros antes da reunião. 

Em seguida, a equipe se volta para a logística da reunião, como alugar mesas e cadeiras e contratar o serviço de bufê em um restaurante local. O Cable também recruta membros para ajuda em tarefas como o check-in dos participantes e a confirmação de que eles realmente são membros e estão qualificados para votar.

Além da logística, a equipe do Cable realiza uma campanha promocional de um mês por meio de sua newsletter e de suas mídias sociais, para incentivar os não membros a se tornarem membros que possam participar e também para incentivar os membros existentes a comparecerem.

Na própria assembleia, a equipe toca música, oferece comidas e bebidas e oferece quebra-gelos para que as pessoas se sintam bem-vindas e incentivadas a participar. “Um dos principais feedbacks que recebemos [nos anos anteriores] foi que não parecia uma Assembleia Geral Anual, mas sim uma reunião da comunidade”, disse Cantwell-Corn. 

Os participantes se sentam em pequenos grupos ao redor das mesas, e os funcionários e voluntários do Cable facilitam as discussões em grupo sobre os principais tópicos da noite. Eles documentam as conversas em grandes folhas de papel no meio de cada mesa para tornar o processo mais acessível a todos.

Foto via The Bristol Cable

A Assembleia Geral Anual foi totalmente online em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Mas mesmo antes da pandemia, à medida que o número de membros crescia, o Cable tomou medidas para garantir que as reuniões fossem mais acessíveis, permitindo que as pessoas fizessem perguntas e oferecessem feedback de forma assíncrona e também votassem virtualmente.

O Cable investiu na construção de um software personalizado, o “Community Relationship Manager”, por meio do qual os membros podem responder a pesquisas, participar de exercícios e gerenciar sua adesão ao veículo por meio de um único login. (Este produto, chamado “Beabee”, está atualmente em desenvolvimento no veículo alemão Correctiv.) Permitir a participação online tornou o processo de tomada de decisão mais acessível, uma vez que nem todos os seus membros podem participar de um evento durante a semana.

Os resultados

O Cable tem cerca de 2.700 membros, e mais de 90 compareceram à mais recente Assembleia Gereal Anual realizada virtualmeente em novembro de 2020. Mas mais de 270 pessoas participaram de forma assíncrona, votando no conselho administrativo ou enviando perguntas para a equipe responder. Em anos anteriores, quando se reuniam pessoalmente, cerca de 100 membros compareciam às Assembleias Gerais a cada ano. 

As discussões estratégicas nas  assembleias gerais deixaram de ser o início e o fim de todas as decisões colaborativas e passaram a ser o princípio de toda uma série de decisões menores.  

Por exemplo, na reunião de 2017, a equipe facilitou uma discussão com os membros sobre os limites entre a defesa de direitos e o jornalismo, e se os membros queriam que o Cable se posicionasse sobre certas questões locais. Eles tinham pequenas mesas de cerca de seis pessoas e faziam exercícios como o dotmocracy para coletar feedback, consultando, por exemplo, como os os membros definem a defesa de direitos (prática chamada de advocacy em inglês). Eles então pediram aos membros que votassem se o Cable deveria fazer campanhas sobre determinados temas. A maioria das pessoas sentiu que sim, que o Cable deveria realizar jornalismo de campanha. (Veja os resultados completos)

Com o voto afirmativo aprovado, a equipe do Cable começou a identificar questões sobre as quais poderia se posicionar, e a partir das quais poderia lançar campanhas.  

A equipe do Cable então levou algumas dessas ideias de campanha específicas de volta aos membros para uma discussão mais aprofundada por meio de uma de suas reuniões mensais de membros, que são em parte reunião, em parte evento social. 

“Ok, aqui está o conceito formado a partir do que a Assembleia Geral Anual nos disse sobre como devemos fazer um jornalismo de campanha. Agora vamos aprofundar um nível, para avaliar ‘O que devemos fazer em termos de assuntos?’ O que é pertinente na cidade, e como podemos interagir com isso como uma organização jornalística?”, resumiu Cantwell-Corn. 

Em colaboração com os seus membros, o Cable identificou dois assuntos que poderiam render campanhas naquele ano: a poluição do ar em Bristol e locais de injeção supervisionados — instalações supervisionadas por médicos, projetadas para fornecer um ambiente higiênico seguro — para pessoas que lutam contra o vício em entorpecentes. Eles então apresentaram os dois temas a todos os membros por meio de um fórum online e convidaram todos os membros a votarem sobre qual tema deveria render uma campanha.

Mais de 600 membros votaram e participaram da conversa online, em comparação com 30 pessoas na reunião que ajudaram a identificar assuntos em potencial e 120 pessoas que compareceram à Assembleia Geral Anual e decidiram se o Cable deveria se envolver no jornalismo em defesa e promoção de direitos. A poluição do ar recebeu a maioria dos votos, e em janeiro de 2019 o Cable lançou sua a campanha editorial, Fight for Fair Air (Lute pelo Ar Justo), que incluiu matérias investigativas, editoriais, comentários e muito mais. 

“O tópico passou da Assembleia Gereal Anual para ser de fato concretizado como um produto editorial”, disse Cantwell-Corn.

O que eles aprenderam

Você precisa evoluir à medida que cresce. Quando o Cable realizou a sua primeira Assembleia Geral Anual em 2015, tinha menos de 200 membros. 

“É muito mais fácil gerenciar decisões cooperativas quando você tem 30 pessoas numa sala do que quando você tem 2 mil membros”, disse Lucas Batt, coordenador de membros do Cable. É por isso que eles recorreram ao Loomi e depois ao desenvolvimento de um CRM.

As Assembleias Gerais Anuais iniciais se concentraram na fundação constitucional e nos princípios e normas fundamentais – como, por exemplo, se e de qual forma o Cable deveria aceitar publicidade. Mas o interesse dos membros em participar das decisões não diminuiu depois que essas decisões fundamentais foram tomadas, e o Cable também não parou de envolver os seus membros em suas tomadas de decisões. As assembleias mais recentes se concentraram em assuntos como formas dee alcançar novos leitores e o que o Cable pode fazer para ser uma organização antirracista. As plataformas e os temas evoluíram para atender às necessidades da organização à medida que ela amadureceu. 

A quantidade de envolvimento que os membros desejam variará, assim como as suas opções para se envolver. Mesmo tratando-se de engajados proprietários de cooperativas, ainda assim há variação no quanto os membros querem ou podem participar. Os membros geralmente têm outros compromissos e prioridades, e pouca capacidade para atender a todas estas demandas.

O Cable facilitou a participação tomando algumas decisões online por meio de plataformas de votação, fornecendo atualizações regulares para os seus membros fora das suas Assembleias Gerais Anuais e fazendo menos perguntas abertas, como pedir feedback sobre como o Cable deve abordar a tomada de decisões editoriais. (Não há um só editor — a equipe editorial do Cable opera democraticamente, mas de forma independente dos membros no seu dia-a-dia.) 

“Agora temos muito mais trabalho para criar opções autênticas de envolvimento para os membros: [dizemos] este é o cenário, aqui estão algumas opções, e aqui estão os seus prós/contras”, disse Cantwell-Corn.

O Cable também entendeu com muito mais clareza sobre para que serve cada forma de obter feedback.

A Assembleia Geral Anual serve para discussões estratégicas gerais e para iniciar o ciclo de feedback com os membros, como definir qual tipo de publicidade o Cable aceitará e se o veículo deve começar a tomar posições sobre algumas questões locais, conforme detalhado acima. 

As reuniões mensais de membros geram menos envolvimentos do que as Assembleias Gerais Anuais. Embora a equipe da Cable originalmente as tenha usado para tomar decisões mais detalhadas com os membros, estes disseram que não precisavam de tamanho nível de envolvimento. Agora, o Cable as usa para manter os seus membros atualizados sobre a implementação das decisões tomadas na AGM, para ajudar a se preparar para as próximas assembleias anuais, para envolver os membros em projetos editoriais específicos e para realizar eventos sociais. (As reuniões mensais ficaram suspensas durante a pandemia.) 

Quando o Cable precisa que os membros opinem sobre uma questão em andamento, eles conduzem a discussão e/ou fazem votações por meio da sua plataforma de votação online, para maximizar o número de pessoas que podem participar. 

Em cada etapa, o Cable toma muito cuidado para delimitar adequadamente as discussões e oferecer aos membros uma noção clara do escopo da decisão que eles estão sendo solicitados a tomar. 

Principais conclusões e advertências

Nem todo mundo quer se envolver muito. Quando o Cable começou a oferecer votações online, o número total de membros que participavam da tomada de decisões aumentou, da média de cerca de 100 pessoas das Assembleias Gerais Anuais para as centenas que participam de várias maneiras diferentes online. Embora os membros valorizassem o compromisso do Cable com a tomada de decisão cooperativa, isso não significava que todos queriam participar de uma Assembleia Geral Anual de várias horas. Os níveis diversos para a tomada de decisões que o Cable oferece aos membros é um ótimo exemplo do que o MPP chama de “escada de participação”. Você precisa oferecer maneiras flexíveis de participação se quiser atrair um grupo diversificado de participantes. 

Sempre feche o ciclo. Se você vai pedir aos membros que reservem um tempo para ponderar sobre decisões importantes, você depois precisa mostrar a eles o que fez com o feedback que recebeu. Se você não fizer isso, eles terão menos propensão a contribuir na próxima vez que você pedir. Quando o Cable produziu a sua campanha editorial sobre poluição do ar, a equipe mostrou aos participantes da Assembleia Geral Anual que aprovaram a ideia de campanhas que a equipe não apenas os ouviu, mas também tomou ações concretas de acordo com suas sugestões.

Outros recursos