Quais ferramentas podem ajudar um veículo pequeno a gerenciar os seus membros?

Redações pequenas ou formadas por uma pessoa só precisam de ferramentas técnicas que ofereçam muita alavancagem: isto é, ferramentas que, com pouco esforço, gerenciamento ou conhecimento técnico, conseguem fazer muito. As plataformas integrais para membros, chamadas plataformas all-in-one, consistem em ferramentas únicas ou em conectores únicos entre diferentes sistemas que incorporam funções múltiplas para apoiar os seus membros.

Soluções técnicas all-in-one também podem ser um incentivo para meios de comunicação que estão apenas começando e estão procurando lançar um produto mínimo viável, que lhes permita priorizar a sua produção jornalística e a construção de comunidade. 

Você já deve ter ouvido falar em:

Patreon, Memberful, News Revenue Hub, Steady, Pico, Substack, NewsPack

O que este software deve fazer por você? 

Plataformas e serviços de plataforma all-in-one devem unir os diferentes componentes técnicos de suporte a um programa de membros em um só recurso. Os serviços integrados de arrecadação de fundos e marketing, como o News Revenue Hub e o Memberful, combinam e personalizam um conjunto de ferramentas que geram receita: um provedor de serviços de e-mail, um CRM, um processador de pagamentos e muito mais.

Outras plataformas, como Pico e Steady, se conectam ao seu site para oferecer suporte ao processamento de pagamentos, gerenciamento de conteúdo e gerenciamento de membros. Plataformas como Patreon e Substack oferecem suporte tanto à publicação de conteúdo quanto ao gerenciamento de pagamentos, a boletins informativos por e-mail, CRM e outras funcionalidades.  

Quais atributos são indispensáveis? 

  • Conexões perfeitas entre a plataforma de publicação, o provedor de serviço de e-mail e o sistema de pagamento 
  • Ferramentas de gerenciamento de membros 
  • Ferramentas de análise de dados
  • Controle sobre a marca, para que a sua própria marca não seja ofuscada pela plataforma 

O que é bom ter? 

  • Níveis de adesão para oferecer aos membros uma gama de preços 
  • Integração com ferramentas de análise
  • Conexões com mídias sociais e plataformas externas
  • Gerenciamento de conta de autoatendimento para membros

O que você precisa considerar?  

  • Escolher uma dessas plataformas pode prendê-lo aos sistemas delas. Mudar de provedor provavelmente significará que os pagamentos periódicos automáticos de seus membros serão interrompidos, e você terá que pedir a eles que se cadastrem de novo. E, quando você faz isso, você pode perder muitos membros. Seu provedor de plataforma pode manter o controle sobre seus dados de usuário ou sobre as informações de pagamento dos usuários, o que pode tornar um desafio deixar a plataforma.

    Embora muitas ferramentas multifuncionais forneçam um meio poderoso de alavancagem para veículos pequenos e iniciantes, se a sua meta é crescer, você deve ter um plano para migrar os dados dos membros e as métricas históricas quando chegar a hora de se expandir e adotar um novo conjunto de ferramentas
  • Você também deve estar ciente das taxas que cada uma das plataformas cobra e do nível de suporte de que você precisa. Alguns serviços, como o News Revenue Hub, combinam funcionalidades técnicas com consultoria e até mesmo marketing terceirizado e gerenciamento de campanhas, se necessário. Se você trabalha sozinho ou faz parte de uma pequena redação que precisa de serviços de marketing para além de ferramentas técnicas, as combinações integradas de plataforma / serviço podem ser muito úteis.
  • Embora as soluções técnicas completas possam ser extremamente benéficas para redações pequenas, é importante notar que outras ferramentas mencionadas neste guia — como o CMS da NewsPack — também são projetadas especificamente para pequenas redações. 

O News Catalyst e o Poynter publicaram uma avaliação de algumas das soluções mais comuns.