O que torna uma proposta de valor sólida?

O primeiro passo para elaborar uma proposta de valor, seja para sua redação ou especificamente para seu programa de membros, consiste em isolar aquilo em que a sua redação é realmente boa. 

Você pode já saber disso se já identificou anteriormente qual é a proposta de valor de seu meio de comunicação. Caso contrário, o MPP sugere um exercício simples, chamado “Primeiros, melhores, únicos”.

Reúna representantes de todas as partes interessadas relacionadas ao seu programa de membros. Convide então cada pessoa a completar as seguintes frases:

  • Somos os primeiros a…
  • Somos os únicos que…
  • Somos os melhores em… 

Recomendamos que cada participante escreva cada resposta em uma nota tipo post-it separada. Assim que todos tiverem respondido, você pode revelar as respostas. Sintetize-as agrupando aquelas que são semelhantes. Aquelas que aparecerem várias vezes, citadas por todos os participantes, constituem um ponto de partida para definir quais são as suas habilidades especiais. 

Salve as respostas em uma lista que você possa consultar mais tarde. Elas o ajudarão a elaborar os detalhes de sua proposta de valor mais tarde. Uma proposta de valor sólida também será construída por meio de pesquisas com o público, que lhe dirão quais são as necessidades de sua audiência. As propostas de valor podem ser formuladas de maneiras diferentes. O formato preferido do MPP para uma proposta de valor se baseia no template de Propostas de Valor da Strategyzer:

Desenhado por Jessica Phan. Conteúdo da Strategyzer.

Estes elementos — o que você produz ou faz (produtos / serviços), a quem você atende (segmentos de usuários), as motivações de seus usuários (atividades que seus usuário vão executar / trabalhos a serem feitos ) e como isso funciona (como você reduz as dores e favorece os ganhos) — são aquilo que você precisa descobrir para conseguir criar uma proposta de valor. 

A proposta de valor não é necessariamente algo que você tornará público, pelo menos não no formulário com o modelo da Strategyzer. Mas ela se tornará um marco de orientação para tudo, desde como e quando você convida o público a participar até como você identifica a marca de seu programa de membros. 

Você não saberá realmente se acertou na elaboração de sua proposta de valor até lançar um produto ou serviço e testar as suposições nas quais se baseou, verificando se os produtos, histórias e experiências desenvolvidos estão realmente atendendo às necessidades do público. É esse processo de teste e de ajuste em relação à sua proposta de valor que o ajudará a refinar o seu produto ou serviço ao longo do tempo.A Strategyzer também oferece um manual e um vídeo com instruções (em inglês) para quem quiser usar o seu Modelo de Propostas de Valor, mas o MPP prefere o modelo do formulário acima, que é um pouco mais simples.

Template da Strategyzer
Baixar

O Membership Puzzle Project estudou de perto o caso do De Correspondent, um dos seus sócios-fundadores, para entender como ele conseguiu consolidar uma redação robusta e sustentável dirigida por membros, assim como quais lições podemos aprender de seu sucesso. 

Se o De Correspondent tivesse usado o modelo Strategyzer para escrever a sua proposta de valor, poderia ser mais ou menos assim: “Nosso jornalismo ajuda os leitores holandeses que querem um antídoto para as notícias diárias do cotidiano, ao evitar chamadas quentes e ao fazer reportagens com pesquisas profundas, que não apenas explicam um problema, mas também o que pode ser feito a respeito dele.” 

Essa proposta de valor — um antídoto para as notícias diárias do cotidiano — fica clara não apenas na forma como o seu jornalismo é produzido, mas em seu design visual calmo, que oferece aos leitores espaço para se concentrarem, sem impor demandas constantes à sua atenção (este é um exemplo de como a proposta de valor se estende até a marca e o design).Uma coisa é clara: esta proposta de valor reverbera e tem uma forte identificação com os princípios básicos que a equipe do De Correspondent definiu para si mesma. Um de seus membros disse aos nossos pesquisadores: “Você tem a sensação de que eles realmente se dedicaram ao tema”. Para saber mais sobre a proposta de valor do De Correspondent, consulte “O que os membros dizem sobre por que apoiaram o De Correspondent.”