Qual é a proposta de valor do nosso meio de comunicação?

Se você estiver lançando um programa de membros, precisará ter pelo menos duas propostas de valor: uma para o seu meio de comunicação e outra para o seu programa de membros. 

A proposta de valor de seu meio de comunicação irá orientar a estratégia e a direção geral de seu veículo. Ela não é um resumo de tudo o que você faz. Em vez disso, ela propõe articular uma definição de qual é o propósito ao qual o seu veículo, de modo único, se dedica. A proposta explica qual é o valor que ele cria e por que ele é diferente dos outros. A proposta de valor do seu meio de comunicação conecta aquilo de que o seu público precisa com aquilo que a sua redação cria. Uma proposta de valor clara ajudará a sua redação a se concentrar em fazer aquilo que faz cada vez melhor. Uma sólida proposta de valor de um meio de comunicação deve ser entendida por todos em sua equipe, e incorporada em todas as partes de sua organização. Você precisa ouvir versões destes valores ditas a você pelos membros do seu público. Esta proposta de valor estará presente em tudo aquilo que você fizer, desde os produtos editoriais que oferece até como e quem você contrata.

A proposta de valor de seu meio de comunicação deve ajudá-lo a: 

  • Definir o que você defende de forma consistente e clara
  • Decidir o que não fazer quando você não puder fazer tudo
  • Explicar por que as pessoas devem escolher você em vez de outras fontes de notícias
  • Diferenciar-se dos concorrentes e colaboradores
  • Desenvolver uma estratégia de marca única
  • Contratar as pessoas certas

Então, quando você for lançar um programa de membros, haverá outra proposta de valor, mais específica, a ser elaborada: como a experiência de se tornar um membro vai oferecer valor a quem aderir ao seu programa. Uma proposta de valor de um programa de membros se baseia na proposta de valor de um meio de comunicação, explicando por que um membro do público deve ir além de ser apenas um consumidor do seu jornalismo para se tornar um participante ativo e um defensor dele. Uma proposta de valor de um programa de membros oferece aos membros do público um motivo para se unirem à sua organização, assim como uma imagem clara do que estão escolhendo apoiar.

Uma vez que a maioria das redações tem feito esforços para obter receitas provenientes do público, seja por meio de assinaturas, de programas de membros ou de doações, elaborar a proposta de valor de seu programa vai te ajudar a conseguir, com sucesso:

  • Incentivar adesões 
  • Desenvolver uma estratégia de marca voltada para membros
  • Identificar os benefícios e as experiências de se tornar um membro, alinhadas com a missão de seu veículo

O restante desta seção se dedicará a explicar como você pode identificar qual é a proposta de valor de seu programa de membros. A nossa equipe de pesquisa pressupõe que a sua redação já tem elaborada e refinada qual é a proposta de valor de seu meio de comunicação. Se você ainda não fez isso, o processo que a equipe de pesquisa descreve abaixo pode ser adaptado para a criação de um. Você deve definir a proposta de valor do veículo primeiro, antes de passar à proposta de valor do programa de membros.