O que os membros em potencial querem?

No início de sua pesquisa, o Membership Puzzle Project conversou com mais de 200 pessoas em todo o mundo que apoiam meios de comunicação com seu dinheiro, tempo, ideias e experiência, com o objetivo de entender o que motivou os membros do público a apoiarem o trabalho de cada veículo. O MPP descobriu seis temas em comum.

Esses temas não substituem a necessidade de fazer pesquisas com o público. Você ainda precisa descobrir como atender às necessidades dele. Veja esses temas como pontos de partida para indagar aos seus membros e a você mesmo como melhor atendê-los.

Envolvimento levado a sério: Sites com programas de membros relevantes são inclusivos e participativos: eles oferecem várias maneiras para que as pessoas de fora da organização participem e contribuam com o seu próprio conhecimento. Há maneiras relevantes e personalizadas de oferecer serviços e gerar engajamento, o que é diferente dos antigos convites para o público fazer telefonemas, como costumavam fazer as rádios.

Seja sincero comigo: Em vez de lidarem com uma instituição sem corpo, os apoiadores querem que a equipe de jornalistas e os freelancers mostrem quem são, incluindo descrevendo no que estão trabalhando no momento. Os apoiadores também querem saber como podem contribuir para as pautas, e de onde elas vêm. Os apoiadores apreciam quando a equipe do site é transparente e mostra como toma decisões editoriais, além de divulgar como gasta o dinheiro dos apoiadores e de suas outras fontes de receita. Melhor ainda é quando os meios de comunicação mostram como as suas reportagens foram produzidas — o tempo que elas exigiram, as colaborações que aconteceram, as viagens feitas e muito mais. Os os membros do público também apreciam saber quais ações podem realizar em relação às pautas que lhes interessam.

Seja humilde: As pessoas por trás das organizações de notícias devem se corrigir rapidamente quando estão erradas. Elas reconhecem que não têm todas as respostas, e pedem ajuda de outras pessoas que possam oferecê-las, inclusive com base em sua experiência pessoal e especialização profissional.

Destaque-se do noticiário do dia: Os apoiadores são criteriosos para identificar sites de notícias que produzem cobertura de alta qualidade que não encontram em nenhum outro lugar. Eles buscam lugares que oferecem abordagens inteligentes, com profundidade, integridade e um foco que costuma ser raro.

Faça um bom uso da minha atenção: O site da organização, suas newsletters, podcasts e aplicativos apresentam um design que oferece uma experiência calma e atenciosa ao usuário. Isso se diferencia das experiências barulhentas com as quais a maioria dos visitantes de sites de notícias e televisão se confronta diariamente. Em vez de ter a atenção capturada, o usuário tem a atenção acolhida.

Trabalhe sempre e apenas de acordo com o interesse público: Cada vez mais as pessoas querem apoiar repórteres e projetos, contanto entendam que estes agem com boa fé e em defesa de seus interesses. No jornalismo, no governo, em mídias sociais e em outros espaços, manter os processos fechados confunde e frustra o público. Este fechamento pode dar a entender que temos algo a esconder, e isso (compreensivelmente!) leva à desconfiança e à rejeição.

Leia a versão completa do “manifesto dos membros” desses primeiros apoiadores.