Que tipo de custos podemos esperar para o nosso programa?

A criação de um modelo de negócios robusto baseado em membros exige cuidado com os aspectos relacionados às receitas e ao custo do programa. Quando fizer qualquer modelagem financeira para o seu programa de adesão, será importante planejar dois tipos de custos: 

Custos iniciais. Se você estiver lançando um novo programa de membros, estes são os custos associados à configuração dos sistemas técnicos e aos profissionais que participarão do programa. Nesta categoria, você também deve planejar as atividades de marketing e branding que integrarão o seu lançamento e constituirão despesas únicas. Mercadorias especiais de lançamento, atendimento e marketing pago se enquadram nesta categoria. 

Custos contínuos. Assim que seu programa de membros for lançado, você terá uma série de custos contínuos necessários para o seu programa continuar funcionando sem problemas. Alguns desses custos serão fáceis de atribuir ao programa: o salário de sua equipe, por exemplo, ou o merchandise. No entanto, alguns desses custos, como a parte de desenvolvimento de software e a manutenção do sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) farão parte, simultaneamente, das operações regulares da redação e do programa de membros. Para realmente entender o modelo de negócios do seu programa, o MPP recomenda estimar qual porcentagem dos esforços e da utilização total dos recursos compartilhados com outras áreas de sua redação o programa irá exigir. Você pode usar essa estimativa de divisão para calcular um custo, e, em seguida, adicionar esse custo ao modelo de negócios de seu programa.

Quando seu programa estiver em funcionamento, você também pode categorizar seus custos em pessoal, técnicos e gerais, por um lado, e custos programáticos diretos, por outro.

Custos de pessoal, técnicos e gerais: Esses custos incluem as despesas com a equipe de membros (salários e benefícios), licenças e manutenção de tecnologia e também qualquer parcela do tempo dos funcionários dos setores de desenvolvimento, redação e engajamento que seja dedicada a funções voltadas para membros.

Custos programáticos diretos: Esses custos são os custos diretos de funcionamento de um programa de membros e incluem despesas como gerenciamento de eventos, mercadorias e atendimento.

É útil categorizar e monitorar esses tipos de custos à medida que você modela e gerencia o seu programa, pois isso o ajudará a entender como seus custos diretos estão contribuindo para as receitas do programa ao longo do tempo. Se o seu programa se tornar caro demais para operar com os seus custos diretos e você não estiver vendo um aumento na receita, então pode ser a hora de reavaliar os seus benefícios e checar se você é capaz de converter, envolver e atender a tantos membros como faz oferecendo menos regalias. 

Você pode usar essas categorias e os custos abaixo, junto com outras seções do guia (consulte “O desenho de um programa de membros”; “Como montar uma equipe para uma estratégia de membros”; “Os recursos tecnológicos para um programa de membros”) para criar uma lista detalhada dos custos da configuração e administração de seu programa.