Como saber se você está pronto para o programa de membros

Muitas redações que têm uma missão bem definida e pouco dinheiro abraçam com entusiasmo a ideia de um programa de membros, apressando-se para lançá-lo. Pulam, assim, muitas das etapas que permitem que a adesão se torne um verdadeiro compromisso em sua organização e uma fonte de sustentabilidade financeira.

Essas organizações logo percebem que uma estratégia de membros exige muito mais do que só entusiasmo para trabalhar junto com o público e um sistema para processar pagamentos. Exige também um investimento em longo prazo para construir relacionamentos, conhecer o seu público e desenvolver a capacidade de ser flexível. Uma vez se consiga fazer isso, a parte mecânica de elaborar e lançar um programa de membros, assim como de implementar rotinas para eles, será relativamente simples.

Esta seção pretende oferecer meios para você verificar a situação de sua organização, e para saber se ela está pronta para se comprometer com um modelo de adesão de membros. Se você puder responder “sim”, ou então conseguir elaborar um caminho até o “sim” para as perguntas a seguir, este pode ser o momento certo para planejar e lançar um programa de membros. Se não conseguir, então é hora de tirar o pé do acelerador.

Essas nove perguntas são uma combinação daquelas que o Membership Puzzle Project, o News Revenue Hub e o Facebook Membership Accelerator apresentam às organizações quando elas dizem que desejam lançar um programa de membros. Há uma vasta experiência acumulada por trás de cada uma das perguntas.

Se você precisar de alguma orientação para identificar o que será necessário para chegar a um “sim” nessas nove perguntas, use esta planilha com sua equipe, de modo a identificar as suas lacunas e planejar quais passos você executará para eliminá-las.

“Are You Ready for Membership?” Worksheet
Baixar