Quão lucrativo será um programa de membros para nós?

Esta é outra área em que é útil oferecer a resposta variando dentro de um espectro. Como fonte de receitas, um programa de membros varia desde uma “tábua de salvação” (termo que o MPP usa para descrever organizações nas quais o programa de membros representa mais da metade da receita) a uma “disciplina” (organizações nas quais o programa representa apenas uma fração das receitas, mas ajuda a consolidar na redação uma cultura centrada no público). Um programa de membros é quase sempre um esforço para diversificar as receitas, e são raras as organizações que são total ou quase totalmente sustentadas por receitas advindas do programa de membros. (Leia mais sobre isso em  “O caso de negócios de um programa de membros”).

Redações digitais maduras e sustentadas por receitas restritas nos EUA, como a do Texas Tribune, do VTDigger e da Mother Jones, obtêm entre um quinto e um terço de suas receitas de pequenos doadores, muitos dos quais são membros. Algumas redações digitais voltadas para membros mais jovens também conseguiram atingir esse nível entre 20% e 33% das receitas provenientes de membros. Aproximadamente 25% das receitas do Daily Maverick vêm do programa de afiliação, de dois anos de idade. Com investimentos suficientes que proporcionem uma forte experiência aos membros, a adesão de membros pode se tornar a principal fonte de receita da redação, como aconteceu com o De Correspondent, o El Diario e o WTF Just Happened Today.

Muitas organizações buscam criar um programa de membros tanto pelas receitas quanto porque o costume de servir aos membros, especialmente quando disseminado por toda a redação, oferece certa disciplina e infraestrutura que podem ajudar a consolidar práticas centradas no público. Programas de membros também oferecem significativos exemplos de envolvimento  com a comunidade que podem atrair financiadores em potencial. 

No banco de dados do MPP, que reúne 40 redações orientadas para membros em todo o mundo, em seis redações os membros contribuíram com de 20% a 33% das receitas totais. Abaixo, a pesquisa selecionou algumas respostas, oferecidas de forma anônima. Todas são de redações principalmente digitais, e exemplificam diferentes combinações de receitas.

Três desses exemplos são da América do Norte e dois desses exemplos são da Europa. (Embora o MPP também tenha recebido respostas de América Latina, África e Ásia, o projeto não está compartilhando essas receitas por respeito ao anonimato das redações. Algumas das especificações de suas fontes de financiamento as tornariam facilmente identificáveis.)

Gráfico por Jessica Phan