Qual percentual das nossas receitas o programa de membros pode fornecer?

Lembre-se: programas de membros não são uma solução mágica para resolver a crise de receita do jornalismo. Eles constituem uma estratégia relativamente nova. No relatório Index 2019 do Institute for Nonprofit News, que incluiu uma mistura de redações com e sem programas de membros, apenas cerca de 10 redações na pesquisa relataram gerar 10% ou mais de sua receita total com contribuições de membros em 2018. 

Por outro lado, a nossa equipe de pesquisa também encontrou vários exemplos de sucesso astronômico, com os programas de membros funcionando como um impulsionador de receitas importantes. Para citar apenas alguns destaques: 

  • O El Diario relatou 35% de sua receita proveniente de membros antes da pandemia de Covid-19 começar em março de 2020 (os outros 65% vinham de publicidade). Desde maio do ano passado, a organização relata obter mais receita com membros do que com publicidade, e prevê que isso se manterá. 
  • O programa de membros do VTDigger viu suas receitas anuais subirem de quase US$ 10 mil em 2010 (um ano após a sua fundação) para quase US$ 330 mil em 2017. Abaixo, veja como a divisão de receitas progrediu de 2010 a 2016. Veja este estudo de caso sobre o VTDigger do Institute for Nonprofit News para mais informações. 
  • O De Correspondent obteve 78% de sua receita proveniente de membros em 2018 e 54% em 2019 (quando, combinada com outras formas de receita de leitores, como vendas de livros e doações, a receita total vinda de leitores foi de 95% em 2018 e de 98% em 2019).
Cortesia do estudo de caso do Institute for Nonprofit News e do caso do Shorenstein Center sobre o VTDigger, 2018.

Na Pesquisa de Opinião sobre Definição de Metas e Sucessos do Membership Puzzle Project, os nossos pesquisadores pediram a 40 redações com membros que compartilhassem qual percentual de suas receitas totais era proveniente de membros. Entre as 31 redações que responderam a esta pergunta, a participação média das receitas obtidas com membros em comparação às receitas totais foi de 29% no ano fiscal de 2019, com uma mediana de 19%. (A diferença entre a taxa média e a taxa mediana pode ser atribuída a alguns pontos fora da curva no conjunto de dados. A mediana é o número do meio do conjunto.) Veja “As métricas de um programa de membros” para obter mais informações sobre métodos de pesquisa e outros resultados.

O MPP também pediu um detalhamento das diversas fontes das receitas totais dos veículos para o ano fiscal de 2019. Abaixo, a nossa equipe de pesquisa escolheu algumas respostas, omitindo os nomes dos participantes. São todas redações principalmente digitais, com exemplos de diferentes combinações de receitas. Três desses exemplos são da América do Norte e dois desses exemplos são da Europa. (Embora o MPP também disponha de respostas da América Latina, África e Ásia, não estamos compartilhando essas receitas por respeito ao anonimato das redações, uma vez que há menos casos. Algumas das especificações de suas fontes de financiamento tornariam os veículos facilmente identificáveis).

Ilustração por Jessica Phan