Precisamos de uma comunidade online?

“Um grupo de membros não é uma comunidade”, disse o fundador do projeto Coral, Andrew Losowsky. “Uma comunidade é um grupo de pessoas que se conhecem.”

Você pode ter um programa de membros sem ter uma comunidade — mas ter uma comunidade tornará o seu programa mais forte. 

Uma comunidade online vibrante pode lhe fornecer feedback constante e informal sobre quais são os interesses do público e agregar valor ao seu programa de membros. Também pode facilitar o processo de convite à colaboração. Mas as comunidades online também demandam muitos recursos e, sem moderação adequada, podem rapidamente se tornarem ambientes tóxicos. 

Uma comunidade online pode ser uma opção realista para o seu veículo se você tiver como instituir e aplicar diretrizes rigorosas, o que poderá diminuir a necessidade de moderação tão logo as normas da comunidade estejam bem definidas. Também pode dar certo se você dispor de alguém em sua equipe cuja função seja formar relacionamento com os membros da sua comunidade online. A nossa equipe de pesquisa verificou casos de veículos que conseguiram formar comunidades online no Facebook, no Slack, no Discourse e em suas seções de comentários.

 

Como o Página / 12 construiu uma comunidade na sua caixa de comentários

O Página/12 se aproveitou de leitores intelectualmente engajados para construir um programa de membros a partir de sua caixa de comentários.

Na companhia Black Ballad, do Reino Unido, uma comunidade exclusiva no Slack está no cerne da experiência oferecida pelo programa de membros. Este estudo de caso compartilha como a sua equipe de três pessoas administra esse grupo e o utiliza para incluir quem aderiu ao site no processo de tomada de decisões da redação.

 

Como a Black Ballad construiu um espaço virtual seguro para mulheres negras

Para a Black Ballad, a comunidade é a meta final — e isso fica evidente na maneira como pensam sobre tudo.

Confira os guias do projeto Coral, que incluem orientações passo a passo para organizar e formar a sua comunidade, estudos de caso e conselhos sobre a parte de moderação. Para explorar ferramentas para formar uma comunidade online, vá para “Os recursos tecnológicos para um programa de membros.

Para saber mais, recomendamos: