Definindo o que é um programa de membros

O jornalismo enfrenta duas crises simultâneas: uma crise de confiança e uma crise de sustentabilidade. Um programa de membros responde a ambos os desafios.

Um programa de membros consiste em um contrato social entre um meio de comunicação e os seus membros, no qual estes doam tempo, dinheiro, energia, experiência e conexões para apoiar uma causa na qual acreditam. Em troca, o meio de comunicação oferece transparência e oportunidades que contribuem de modo significativo tanto para a sustentabilidade quanto para o impacto da organização.

Esta é uma orientação editorial que vê em seus leitores e ouvintes muito mais do que uma fonte de renda. Os membros são contribuintes ativos. Em suas formas mais profundas, um programa de membros proporciona uma troca de conhecimento em via de mão dupla entre os jornalistas e os membros. Ele oferece uma oportunidade para os veículos de comunicação identificarem quem são seus maiores apoiadores, e para mobilizá-los em sua busca por impacto e sustentabilidade.

Em muitos casos, um programa de membros é um acordo com o objetivo de manter o acesso ao jornalismo gratuito para todos. Muitos membros não querem um muro, como um paywall, barrando o acesso ao conteúdo do jornalismo que apoiam. Estes membros são os apoiadores do jornalismo com o qual contribuem, e apoiadores de uma causa têm interesse em levá-la ao maior número possível de pessoas.

Uma organização jornalística baseada em membros tem três componentes. 

Uma estratégia de membros, que define como um programa deste tipo se encaixa dentro da concepção geral da organização, incluindo como o seu jornalismo será sustentado financeiramente e o papel que os membros irão desempenhar, monetariamente e de outras formas. 

As rotinas de membros são os fluxos de trabalho que conectam o público ao jornalismo e às pessoas que o produzem. As rotinas são a base para uma estratégia sólida  de membros. Observe que as rotinas diferenciam aqueles que fazem parte do seu público; como um todo, a sua audiência provavelmente forma um grupo mais amplo do que os seus membros atuais.

Um programa de membros é o produto com o qual o seu leitor interage ao se tornar um membro. Esta é a plataforma que administra as relações com as pessoas que contribuem com a sua organização. Quando as pessoas falam sobre tornar-se membro de um meio de comunicação, geralmente se referem a este tipo de programa. Dele faz parte a página que a pessoa acessa ao clicar em “torne-se um membro”.  

Alguns meios de comunicação com membros ainda não têm todos esses três componentes. O grau de profundidade do programa de cada organização também pode variar. No entanto, uma redação participativa e inclusiva, que seja pelo menos em parte sustentada pelos membros, requer todos os três componentes.

Um programa de membros não é a única fonte de receita advinda do público, e nem o único modelo de engajamento disponível para organizações de mídia. Compreender quais são as diversas ofertas ao público e quais são as demandas de recursos de diferentes modelos de receita e de engajamento é algo fundamental para entender qual é o caminho certo para a sua comunidade e a sua organização.