Como apresentar um programa de membros ao nosso público?

Se você estiver lançando um programa de membros, precisará explicar aos seus leitores sobre por que está pedindo seu apoio e por que está fazendo isso agora. Seja aberto e aborde diretamente as pessoas. Explique a elas a sua estratégia de membros da maneira mais simples possível. Preste atenção nos pontos que muitas pessoas acharam confuso, ou sobre quais aspectos muitas perguntas foram feitas. Em outras palavras, você precisa aprender a narrar a história de seu programa de membros.

Ben Nishimoto, do Civil Beat, de Honolulu, disse ao Membership Puzzle Project que a transição de um modelo de assinatura com fins lucrativos para um modelo de membros sem fins lucrativos exigiu significativos esforços para educar o público.

“As pessoas têm dificuldade para entender por que somos diferentes de um jornal local com fins lucrativos. A maioria sempre viu o jornalismo como um produto e não como um serviço, e é difícil comunicar essa ideia quando somos o único veículo da mídia local sem fins lucrativos.”

 

Como o Honolulu Civil Beat reformulou sua imagem para ser ‘mais amigável’

O posicionamento como um outsider subversivo não era o mais adequado para um veículo prestes a lançar seu programa de membros.

A defesa de seu caso de negócios deve começar pela identificação de qual é a proposta de valor que você oferece. Se você não conseguir explicar de forma sucinta qual valor a sua organização oferece à sua comunidade e qual papel os membros do público vão desempenhar em seu impacto e sustentabilidade, você terá dificuldade para fazer um pedido convincente de adesão ou participação aos membros do público.

Em outras palavras, não basta apenas fazer jornalismo profissional de alta qualidade. Você precisa servir a um interesse público claro, e atender a uma necessidade da comunidade. (Vá para “Descobrindo qual é a nossa proposta de valor” para obter conselhos sobre como exprimi-la). O momento em que seu serviço é lançado é uma excelente oportunidade para contar essa história. (Vá para “Como contamos uma boa história de lançamento?”). Em alguns países, a ideia de pagar por jornalismo ainda é nova, e você terá que explicar não apenas por que vale a pena pagar por seu jornalismo, mas também por que devem pagar por qualquer jornalismo. Antes de designar recursos significativos para um programa de membros, você pode fazer testes para verificar qual é a disposição das pessoas em apoiar o seu trabalho por meio de uma campanha de financiamento coletivo. Essa é uma tática particularmente comum entre redações com programas de membros na América Latina, como a  Mutante e a La Silla Vacia, ambas na Colômbia.