Os recursos tecnológicos para um programa de membros

As ferramentas e a tecnologia formam a infraestrutura que sustenta boa parte dos programas de membros. Esses sistemas vão influenciar todos os aspectos da relação e da abordagem da sua publicação com seus membros — desde como você publica as suas matérias até como processa pagamentos com um cartão de crédito. Existem dezenas de decisões que toda publicação deve tomar quando se trata de tecnologia: Você deve criar um novo produto ou usar um fornecedor externo? Qual fornecedor você escolherá? Quanto pagará por um determinado produto ou serviço? A lista é extensa e vai muito além dessas questões. 

Essas escolhas não dizem respeito apenas à tecnologia. Seus recursos tecnológicos refletem seus valores, e amparam e capacitam a sua missão editorial. As suas escolhas de ferramentas e tecnologias podem ajudá-lo a produzir um jornalismo excelente voltado para a sua comunidade e também podem apoiar o seu programa de membros. Na verdade, quando estiver fazendo essas escolhas, é bom refletir sobre a proposta de valor de seu programa de membros e sobre as experiências que você deseja proporcionar.

As escolhas técnicas também podem ter consequências indesejadas e limitar as suas opções no futuro. Esta seção fornecerá as informações, o contexto e as advertências de que você precisa para estar apto a tomar boas decisões. Ela também oferece estudos de caso e dicas sobre o que fazer quando você herda uma seleção de tecnologias ruim, ou então está preso a opções limitadas por causa de decisões que estão além de seu controle ou de limitações no orçamento. 

Se você não tem funcionários especializados em tecnologia em seu veículo, como um diretor de tecnologia, engenheiros ou desenvolvedores, pode ser útil contratar um consultor ou um chefe de tecnologia para ajudá-lo. Esta seção oferece conselhos sobre como fazer contratações para essas funções.

Para escolher as ferramentas incluídas neste manual, a nossa equipe de pesquisa conduziu estudos em redações de todo o mundo sobre as ferramentas e os serviços que elas estão usando para produzirem a sua cobertura e servirem a seus membros. Esta seção não inclui todas as sugestões que recebemos, mas tenta apresentar uma gama de opções nas seguintes categorias:

• Sistema de gestão de conteúdos (CMS, em inglês)
• Provedores de serviços de e-mail (ESP)
• Software para o sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM)
• Gerenciamento de mídias sociais
• Plataformas de pagamento
• Análises de métricas de audiência
• Registro / Paywall
• Plataformas multifunções para membros 
• Plataformas de comentários / Ferramentas de escuta + Serviços

As seções a seguir descrevem os principais recursos que você deve buscar ao explorar essas ferramentas. A nossa equipe de pesquisa também compilou informações de preços de alguns produtos, quando disponíveis online. Se você integrar uma uma organização sem fins lucrativos, muitas dessas ferramentas e serviços oferecerão descontos especiais para o seu veículo.

Para obter mais recursos e visões gerais de recursos tecnológicos, aqui estão algumas outras listas: 

Na América Latina, a SembraMedia compilou um abrangente guia de ferramentas para jornalistas digitais e empresários do ramo jornalístico. (Esses guias foram financiados em parte pelo Lenfest Institute, que está participando da publicação deste manual). 

A Public Media Tech Stack criou um  abrangente guia  para ajudar redações a tomarem decisões éticas sobre as ferramentas que usam. 

O restante desta seção adapta e se baseia na pesquisa anterior do MPP “O que saber ao escolher seus recursos tecnológicos para um programa de membros”, da ex-instrutora do Membership Puzzle Project Emma Carew Grovum.