Como nossos membros podem nos ajudar com nosso programa?

lista de habilidades pode ajudá-lo a identificar em quais habilidades cruciais você tem lacunas, exigindo contratações ou aprimoramento da equipe. Mas e quanto às habilidades  importantes ou àquelas que seria bom ter,  mas que você não possui internamente? Pode ser possível recorrer a seus leitores fiéis e membros para obter ajuda com tarefas que expandem o escopo e o impacto de seu trabalho, e que liberam sua equipe para cumprir tarefas cruciais.

Aqui estão algumas sugestões para convocar membros para ajudarem em seu programa:

  • Verifique se há lacunas em sua lista de habilidades. Há carência de quais habilidades “importantes” ou “boas de se ter”?
  • Identifique áreas de oportunidade. Entre as habilidades de que você precisa, quais se alinham com o que você sabe sobre os membros fiéis do seu público e com aquilo que os motiva?
  • Ofereça oportunidades permanentes de participação. Divida as oportunidades de participação pelo tempo e treinamento necessários para que os membros participem. A oferta deve variar de “uma vez só, com pouco ou nenhum treinamento necessário” (como eventos de equipe) a “responsabilidade recorrente com especialização necessária, algum treinamento oferecido” (como, por exemplo, conduzir um programa de rádio, oferecer recursos de design visual ou trabalhar no desenvolvimento de um site ou aplicativo).
  • Ofereça essas oportunidades aos seus membros. Use os seus  canais de comunicação com seus membros (o Slack, newsletters, site exclusivo para membros) para oferecer essas oportunidades aos membros, com uma mensagem clara que demonstre interesse. Seja específico sobre quais são as suas necessidades e claro sobre o que você fornecerá em troca, seja pagamento, treinamento ou a oportunidade de “pagar com participação” — por exemplo, inserindo o nome de um membro em uma matéria. 
  • Registre, analise e treine os membros. Crie uma página de registro para que você possa se comunicar diretamente com os membros que desejam participar. Certifique-se de verificar os membros antes que eles participem de qualquer atividade. Forneça o treinamento apropriado para a tarefa e certifique-se de monitorá-la regularmente.

Alguns exemplos de membros que ajudam a apoiar operações jornalísticas em programas de membros incluem: o De Correspondent na Holanda pedindo ajuda aos membros com checagem de fatos, coleta de dados e muito mais; membros do WTF Just Happened Today fornecendo ajudando com moderação e edição de projetos de código aberto.

Duas breves advertências: primeiro, se você trabalha em uma redação sindicalizada, podem haver diretrizes claras sobre o que os membros voluntários podem fazer. De modo geral, você não pode trazer mão de obra gratuita para fazer algo que um membro da equipe faria normalmente. Sempre verifique com o representante sindical de sua redação antes de solicitar a participação do público de uma nova forma.Em segundo lugar, trate os membros do público como colaboradores, e não como voluntários. Suas contribuições não são trabalho gratuito, elas fazem parte de uma troca, na qual ambos os lados dão e recebem. As oportunidades de participação devem ser mutuamente benéficas, e os colaboradores devem receber um reconhecimento significativo por seu apoio. Sem isso, você corre o risco de deixar os membros do público se sentindo usados ​​e com mais desconfiança do seu veículo do que eles fariam se você não os convidasse a ter participação alguma. Vá para “O desenvolvimento de rotinas de membros” para obter mais conselhos sobre como convidar à participação de um modo não interesseiro e para entender como identificar oportunidades desejáveis ​​de participação.